Aluguel Venda

Apartamento no primeiro andar: confira as vantagens e desvantagens

Você já pensou sobre como é viver em um apartamento no primeiro andar? Com um custo-benefício bem atraente, esse tipo de imóvel pode ser uma boa escolha para viver com conforto e comodidade.

Pensando nisso, preparamos este artigo com as principais vantagens e desvantagens de adquirir um apartamento de primeiro andar. Confira e compare!

Vantagens de morar em apartamento no primeiro andar

O acesso é mais rápido e fácil

A primeira vantagem de um apartamento no primeiro andar é que a proximidade com a portaria faz com que o dia a dia seja bem mais prático. Com apenas um lance de escada — ou, as vezes, no próprio nível da rua — o acesso vai ser mais rápido e fácil e você poderá, até mesmo, dispensar o uso do elevador! 

Fora do dia a dia, a facilidade de acesso também é um ponto positivo no caso de emergências, em que seria necessário sair rapidamente do edifício. Mesmo que casos assim sejam raros, todas as possibilidades devem ser consideradas na hora de escolher um imóvel.

Os preços são acessíveis

Na maioria dos casos, os apartamentos baixos possuem valores bem mais acessíveis do que os mais altos. Essa é, justamente, uma das maiores vantagens de se optar por apartamentos desse tipo. Mesmo com alguns inconvenientes, o custo-benefício de um apartamento no primeiro andar é sempre bem atrativo. 

Mais proximidade com a área de lazer

Para quem tem filhos, a proximidade com a área de lazer é um diferencial e tanto. Além de poder levar os pequenos para brincar com mais tranquilidade, quando eles estiverem idade suficiente para ficarem sozinhas, será mais fácil observá-los de dentro do apartamento.

Desvantagens de morar em apartamento no primeiro andar

É necessário limpar com uma frequência maior

Ao optar por um apartamento no primeiro andar, você perceberá que será preciso tirar a poeira dos cômodos com uma frequência bem maior. Isso acontece, principalmente, porque o movimento dos carros faz com que a poeira suba para dentro do edifício.

A situação pode ser ainda mais incômoda nos prédios localizados em vias bastante movimentadas, mas pode ser amenizada com o hábito de manter as janelas fechadas.

O barulho da rua pode ser incômodo

Uma das maiores reclamações de quem vive em apartamentos baixos é o barulho externo. Trânsito, pessoas conversando, barulhos do comércio, tudo isso passará a fazer parte da sua rotina.

Como solução, boa parte dos compradores acaba optando por incluir janelas acústicas nos apartamentos de primeiro andar. Essa é uma ferramenta que não elimina completamente o barulho, mas diminui bastante o nível dos ruídos externos.

Menos incidência de sol

Normalmente, os apartamentos mais baixos possuem alguns problemas quanto à incidência de sol ou a circulação de vento. Isso pode intensificar problemas com mofo e dificultar algumas tarefas do dia a dia, como colocar as roupas para secar.

No entanto, essa questão não é uma regra para todos os apartamentos de primeiro andar e pode variar bastante de acordo com a localização do edifício.

Cada imóvel é único e os casos devem ser analisados individualmente para saber qual se adéqua melhor ao seu estilo de vida. Pontos como localização, custo-benefício e infraestrutura contam bastante e podem lhe ajudar a saber se um apartamento no primeiro andar é ideal para você.

O que achou das dicas? Compartilhe nas redes sociais e marque os amigos que estão à procura de um imóvel!

Sobre o autor

Avatar

Porto Seguro Imóveis

Deixar comentário.

Share This