Aluguel

Confira aqui o futuro das imobiliárias!

A tecnologia vem impactando não apenas a vida pessoal, mas também a rotina das mais diversas profissões e áreas de atuação ao redor do mundo, fazendo com que todos os segmentos e pessoas precisem se adaptar às mudanças. Por essa razão, conhecer o futuro das imobiliárias pode ser muito interessante.

Esse é um ramo que já vem experimentando muitas transformações e até mesmo os clientes já podem perceber como a inovação mudou a forma como os corretores e as próprias empresas exercem o seu ofício perante o público. Confira o conteúdo a seguir e aprenda um pouco mais sobre esse tema.

O mercado imobiliário hoje

Para explicar o mercado imobiliário nos dias de hoje, não basta falar sobre os profissionais que atuam no ramo: é preciso perceber que os clientes já não são mais os mesmos. Quando alguém quer comprar ou alugar um imóvel, é natural que essa pessoa se dirija à internet e faça uma série de pesquisas.

Por isso, houve uma mudança de paradigmas nessa área e muitas imobiliárias começaram a perceber a importância da web, oferecendo serviços e formas de contato digitais, além de investirem em estratégias como a criação de blogs e participação em portais imobiliários. Porém, ainda temos muitas inovações previstas para o futuro.

O futuro das imobiliárias

O uso de inteligência artificial

O uso de novas tecnologias e de inteligência artificial para oferecer uma experiência melhor aos clientes será fundamental em um futuro próximo. Uma das maneiras de aplicação dessa ferramenta se dará pela análise das informações e cruzamento de dados de um comprador, por exemplo, para oferecer anúncios bem-direcionados.

Também não dá para deixar considerar as possibilidades de tour virtual, na qual uma pessoa poderá conhecer uma casa ou apartamento sem sair de casa, observando tudo da tela de um computador ou outro gadget, podendo analisar o tamanho dos cômodos, o estilo da planta e até mesmo a decoração.

O efeito do Airbnb

O Airbnb, na realidade, já mudou o cenário do mercado imobiliário ao redor do planeta e tirou os intermediários da relação entre quem quer locar sua propriedade e quem quer encontrar um lugar para ficar em uma cidade diferente. Por isso, quem não se adaptar a essa ferramenta estará fadado ao fracasso.

Sendo assim, imobiliárias e corretores precisarão focar, cada vez mais, na experiência do cliente. Será ainda mais importante prestar um excelente atendimento e propor diferenciais únicos para fidelizá-los, pois é quase impossível oferecer a mesma praticidade e comodidade que a internet.

O futuro do corretor

Para alguns especialistas, os avanços tecnológicos significarão o fim da profissão de corretor. No entanto, não é provável que isso ocorra de maneira tão radical, mas é importante perceber que a sobrevivência desse ofício dependerá de algumas adaptações.

Além de focar na experiência do cliente, como dissemos, também será preciso saber tirar proveito das plataformas disponíveis, como portais de imóveis, aplicativos e diversos outros recursos. Quem for mais versátil e otimizar os seus serviços, certamente terá o seu público.

Como você pôde conferir neste artigo, o futuro das imobiliárias depende de uma série de escolhas e adaptações que precisarão ser feitas por quem quer sobreviver nesse mercado.

Gostou de conhecer o futuro das imobiliárias? Então deixe um comentário aqui no blog e compartilhe seu pensamento com a gente.

Sobre o autor

Avatar

Porto Seguro Imóveis

Deixar comentário.

Share This