Aluguel

Entenda o que considerar ao comprar o primeiro apartamento

Você deseja adquirir o seu primeiro apartamento, mas não sabe bem por onde começar? Antes de tudo, é importante entender que essa é uma decisão que exige responsabilidade, por se tratar de um bem durável e que comprometerá boa parte de sua renda.

Assim, é preciso estar atento a diversos fatores antes de fechar o negócio rapidamente, como preço, localização, tamanho e infraestrutura. Para tornar o processo mais simples, é possível contratar um profissional para intermediar a aquisição, tornando a compra mais segura.

Quer saber mais? Então, continue a leitura e entenda o que considerar ao adquirir o seu primeiro apartamento.

Planeje-se para comprar o primeiro apartamento

Assumir a compra de um imóvel envolve comprometimento financeiro, por isso é necessário ter bastante cautela antes de fechar qualquer negócio. Para isso, o comprador deve fazer um bom planejamento, evitando que imprevistos ocorram.

Primeiro, estipule qual é o tipo de apartamento ideal para o seu perfil e suas necessidades. Depois, averigue cuidadosamente as cláusulas do contrato, que inclui todas as especificações do bem imobiliário.

Ainda, é necessário consultar as formas de financiamento disponíveis e compatíveis para o seu caso, além de multas referentes ao atraso de parcelas e prazos de conclusão da construção no caso de imóveis na planta. Enfim, são diversos os detalhes que, caso sejam ignorados, podem gerar dor de cabeça para o adquirente.

Entenda como avaliar o imóvel

O próximo passo é avaliar quais são as vantagens e as garantias que o apartamento oferece. Para isso, é interessante realizar uma pesquisa do mercado na região e se existe a possibilidade da unidade imobiliária sofrer valorização no futuro.

A seguir, confira quais são os principais cuidados que deve-se considerar antes de realizar a compra.

Preço

Determine qual o preço que você está disposto a desembolsar e busque por uma opção de financiamento que atenda ao seu perfil. As prestadoras bancárias, por exemplo, têm diferentes taxas de juros, entrada e amortização da dívida. O ideal é que o valor das prestações comprometa, no máximo, 30% da renda familiar.

Localização

Visite o local do imóvel em diferentes horários do dia, se possível também em finais de semana e feriados. Com isso, é possível avaliar se a região oferece uma boa acessibilidade, opções de transporte e demais serviços básicos. Outro ponto muito importante é averiguar se a localização tende a ser um ponto de valorização no futuro.

Tamanho

Caso você tenha família, ou mesmo se desejar constituir posteriormente à compra, considere o tamanho do apartamento e se ele vai comportar todos os seus entes. Um quarto extra é sempre uma boa opção — mas você deve levar em conta que mais cômodos podem fazer com que o preço da unidade no mercado eleve-se consideravelmente.

Infraestrutura

Verifique a estrutura do prédio e se são oferecidos todos os serviços de limpeza, manutenção, segurança, entre outros. Um valor convidativo pode acabar escondendo falhas estruturais na parte elétrica, hidráulica ou física do empreendimento. Por isso, analise criteriosamente cada detalhe para não ter surpresas no futuro.

Como visto, adquirir o primeiro apartamento é uma tarefa que exige dedicação do comprador. É essencial refletir previamente antes de decidir pelo imóvel que deve ser ideal para suprir as suas necessidades. Embora o processo de aquisição requeira uma série de cuidados, o patrimônio acaba sendo a maior garantia do seu futuro e de toda a sua família!

Gostou do conteúdo? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades sobre o mercado imobiliário. Até a próxima!

Sobre o autor

Avatar

Porto Seguro Imóveis

Deixar comentário.

Share This