Qualidade de vida

Imóvel para idosos: 3 dicas para escolher o melhor!

Não há dúvidas de que a nossa casa é um lugar mais do que especial. Afinal, é nesse espaço onde reunimos histórias, compartilhamos grandes momentos com as pessoas queridas e temos o prazer de descansar com tranquilidade.

Quando se trata de um morador na terceira idade, no entanto, é preciso ter cuidado redobrado para que o ambiente realmente forneça todos esses benefícios. Ao escolher qualquer tipo de imóvel para idosos, é preciso pensar em uma série de requisitos, como a segurança, a localização e a estrutura do ambiente.

Pensando no assunto, criamos este post exclusivo com todas as dicas para você fazer a melhor escolha. Confira abaixo!

1. Verifique a segurança do ambiente

O primeiro passo para achar uma residência adequada para idosos, é garantir que o local seja totalmente seguro. O que isso significa? Que você deverá prestar atenção se o ambiente comporta um sistema de segurança — muito utilizado em apartamentos e condomínios. Isso envolve a instalação de câmeras em pontos estratégicos e, inclusive, uma portaria no local que seja capaz de monitorar a entrada e saída de pessoas.

Já dentro do apartamento, confira se há travas de segurança nas janelas, portas e varandas. Assim, você evita qualquer problema relacionado a roubos, furtos ou violência.

2. Atente-se à localização do imóvel

Quem não gostaria de viver em um bairro bem localizado? Quando falamos sobre a escolha de um imóvel para idosos, esse ponto deve ser ainda mais importante! Para o conforto, segurança e tranquilidade de todos, é aconselhável encontrar uma região que ofereça boa estrutura, principalmente, para os casos de emergência. Alguns pontos a serem considerados são:

Saúde

Verifique se na região escolhida há farmácias, clínicas médicas, hospitais e laboratórios para realizar exames de rotina.

Mobilidade

É muito comum encontrar idosos que não dirigem ou não possuem um veículo próprio. Não deixe de checar se a localização do imóvel oferece pontos acessíveis de ônibus, metrô ou trem. Com isso, o idoso terá maior liberdade de locomoção para realizar tarefas simples, como ir ao mercado ou visitar os parentes.

Lazer

bem-estar é essencial na vida de qualquer indivíduo! Então, é importante escolher uma área que seja rica em parques, feiras, academias ou escolas de cursos variados. Essas atividades são excelentes para estimular o cérebro e evitar problemas, como a depressão.

3. Confira a estrutura do local

Além de analisar as questões externas, a nossa dica é garantir que a própria residência seja funcional, confortável e segura para o idoso. Muitas vezes não imaginamos, mas infelizmente, é possível encontrar imóveis com diferentes obstáculos para a rotina de alguém na terceira idade.

Escadas

Provavelmente, você já reparou que muitos idosos se queixam de subir ou descer escadas, certo? Esse elemento pode ser um problema, principalmente quando se trata de uma pessoa com alguma limitação física e que precise fazer uso de muletas, bengalas ou cadeiras de rodas. Nesse caso, o ideal são os espaços com rampas ou sem qualquer estrutura com degraus.

Elevadores

Com certeza, os elevadores podem facilitar muito a vida de pessoas na terceira idade. Com essa estrutura, o idoso terá mais praticidade para se locomover dentro do próprio edifício, sem se preocupar com degraus ou demais obstáculos.

Barras de segurança

Seja para espaços internos ou externos, as barras de segurança são indicadas para oferecer apoio aos idosos enquanto transitam por diferentes cômodos ou, inclusive, para realizar atividades básicas no dia a dia, como tomar banho. Verifique se as instalações do imóvel possuem esse item!

Outros detalhes

Há ainda outros detalhes que fazem toda a diferença na segurança para os idosos. Ambientes bem iluminados, móveis com quinas arredondadas, espaços amplos e que favoreçam a circulação e fios elétricos bem fixados nas paredes e chãos são alguns exemplos. Com cuidado e atenção, você conseguirá diminuir muitos riscos presentes nos ambientes!

Gostou das nossas dicas sobre como escolher o melhor imóvel para idosos? Para continuar por dentro das novidades, siga as nossas páginas no Facebook, Instagram e YouTube!

Sobre o autor

Avatar

Porto Seguro Imóveis

Deixar comentário.

Share This