Aluguel Venda

Posição do sol no apartamento: como a incidência solar influencia na valorização do imóvel?

mercado imobiliário é um setor que tem muitos detalhes e, para acertar na escolha de uma propriedade, é fundamental considerar algumas características fundamentais. Definitivamente, uma das mais importantes é a posição do sol em apartamento e como a incidência solar influencia na valorização do imóvel.

Esse é um fato que muitos leigos não consideram antes de fazer uma proposta, mas é algo que pode impactar de forma intensa a qualidade e até mesmo o estilo de vida do proprietário e da sua família. Ficou curioso para aprender um pouco mais sobre esse tema? Então não deixe de conferir o conteúdo a seguir!

Incidência solar e valorização do imóvel

Você certamente já deve ter lido em anúncios imobiliários algo como “sol da manhã” ou “apartamento bem iluminado”. O fato é que, embora muita gente desconheça esse tema, a posição da incidência solar em relação ao imóvel e seus cômodos é um fator conhecido e valorizado no mercado de imóveis.

Cada ambiente é impactado de forma distinta por essa característica. Não é difícil perceber, por exemplo, que um quarto que recebe a incidência direta do primeiro sol do dia pode não ser a melhor escolha para uma boa noite de sono. Da mesma forma, uma sala com o sol da tarde pode ficar muito quente, sobretudo em regiões tropicais.

Vantagens de cada posição do sol

Uma das qualidades de um imóvel que receba a incidência predominante do sol da manhã é que, via de regra, essa propriedade terá boas chances de ser menos quente nos horários de maior calor, como no início da tarde. Dessa forma, não há tanta necessidade de se preocupar com cortinas ou outros mecanismos de proteção.

Já unidades que recebem, prioritariamente, o sol da tarde, podem ser mais vantajosas para quem vive em locais frios, pois essa característica garante uma maior incidência de calor ao longo do dia. No entanto, no verão, por exemplo, pode ser necessário manter o ar-condicionado ligado mais vezes, o que eleva o gasto com energia.

Posição do sol em cada cômodo

Cada cômodo tem características de uso diferentes e, por isso, se comportam de formas distintas quanto à posição dos raios solares. Não dá para negar que, invariavelmente, unidades que recebem o sol da manhã costumam ter um preço maior no mercado, mas isso não quer dizer que as outras unidades sejam menos interessantes.  

As salas, por exemplo, são ambientes nos quais os moradores transitam com mais frequência. Em alguns casos, esses espaços ainda contam com varandas ou sacadas que aumentam a sua área. Por isso, a preferência é para as que recebem os raios solares pela manhã, garantindo iluminação e calor na medida certa.

Nos quartos, é interessante contar com temperaturas mais amenas e, por isso, é fundamental que sejam mais protegidos, recebendo uma menor incidência de sol. Já para a cozinha, a lavanderia e os banheiros, a coisa muda de figura. Como são ambientes úmidos e nos quais se fica menos tempo, não há problema em receber o sol da tarde, por exemplo.

Entendeu como a posição do sol em apartamento influencia na qualidade de vida dos moradores? Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo!

Sobre o autor

Avatar

Porto Seguro Imóveis

Deixar comentário.

Share This