Aluguel

Qual é a melhor época do ano para comprar um imóvel? Descubra!

Você sabe qual a melhor época para comprar um imóvel? A resposta ideal para esta pergunta depende de diversos fatores. As condições de mercado, a situação financeira do comprador e a sua capacidade de planejar a operação e de economizar são alguns deles.

A aquisição de um imóvel é uma transação de grande impacto nas finanças de qualquer família. Para algumas delas será o maior negócio de toda a vida. Por isso, é importante cercar-se de todas as garantias, sendo indispensável um planejamento bem-feito.

Neste post vamos destacar alguns aspectos que precisam ser levados em consideração na hora de avaliar se é um bom momento para comprar um imóvel. Confira!

Condições do mercado

Um ponto importante a ser analisado é a situação do mercado imobiliário. É preciso avaliar se as condições estão favoráveis para quem pretende comprar uma casa ou apartamento. Isso depende, entre outros fatores, do tipo de imóvel que você deseja, da oferta de crédito e das taxas de juros.

No caso do financiamento, é preciso analisar as propostas do maior número possível de bancos para identificar a operação mais adequada para o seu bolso. Utilize os simuladores de financiamento que as instituições disponibilizam para projetar o comportamento da operação ao longo dos anos.

Oferta de imóveis

Também é indispensável saber claramente qual o tipo de imóvel é o mais adequado às suas necessidades. O foco é muito importante para que a sua busca seja mais efetiva e condizente com a sua capacidade de compra.

Depois de definir o tipo de imóvel, pesquise exaustivamente. Você verá que pode encontrar uma grande variação de preços e condições em imóveis semelhantes em uma mesma cidade.

Sua estabilidade financeira

Além de condições favoráveis do mercado, o momento só será adequado para comprar um imóvel se suas finanças estiverem em ordem. Para que a operação seja segura, é preciso que você goze de certa estabilidade.

Lembre-se que você estará assumindo um compromisso que lhe acompanhará por algum tempo. Por isso, é preciso projetar como estarão suas finanças nos próximos anos para não dar um passo maior do que a sua capacidade.

Suas reservas

Para comprar um imóvel, o ideal é dispor de alguma reserva financeira para que você possa obter melhores condições no negócio. Quanto maior for a entrada da operação, por exemplo, menores serão as prestações ou o tempo do contrato de financiamento.

Lembre-se ainda que há outras despesas, além do preço do imóvel, que envolvem esta aquisição, como taxas, impostos e gastos com a mudança. Tudo isso deve ser considerado na hora de fazer o planejamento da operação.

Depois de analisar todos os pontos que destacamos acima você terá mais segurança para avaliar se é a hora certa de comprar um imóvel. A melhor dica neste momento é não se afobar e cercar-se de todas as garantias de que o momento é mesmo o ideal para realizar o sonho da casa própria sem comprometer seu futuro financeiro.

Se você acha que o momento chegou, curta nossa página no Facebook e fique por dentro das melhores ofertas de imóveis em Divinópolis!

Sobre o autor

Avatar

Porto Seguro Imóveis

Deixar comentário.

Share This