Aluguel Venda

Taxa Selic: como ela influencia na compra do seu imóvel?

No Brasil, existem operações financeiras que funcionam por meio de taxa de juros. Um exemplo é a taxa Selic, empregada na rentabilidade das poupanças ou em custos de créditos. A taxa de juros é aplicada em diferentes tipos de operações financeiras e também conforme o tempo de uso do empréstimo ou da aplicação dos clientes.

Muitos brasileiros não têm a mínima noção do significado de juros, mas continuam usando esse tipo serviço arriscando seus nomes nas diversas instituições financeiras. Isso não significa que os juros sejam algum tipo de vilão, mas podem complicar a vida financeira daqueles que não pesquisaram sobre esse assunto.

Para ajudar, preparamos este post sobre o assunto. Acompanhe o texto e esclareça suas dúvidas!

O que é a taxa Selic?

O sistema de cobrança de juros foi criado na década de 1970 pelo Governo Federal, com o objetivo de tornar o mercado de títulos públicos mais rentável e seguro. Ela é uma parte, em porcentagem, que o governo brasileiro dispõe a pagar pelos títulos vendidos.

Uma das taxas de juros cobradas pelo Banco Central é a do Sistema especial de Liquidação e Custódia (Selic), já que toda vez que ocorre um empréstimo para as outras instituições financeiras essa tarifa é cobrada. A taxa Selic é fixada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) a cada dois meses, e influencia a inflação brasileira por intermédio da taxa básica de juros.

Ela também é conhecida como taxa básica de juros, pois sua movimentação reflete nas tarifas dos outros bancos brasileiros.

Como é determinada a taxa Selic?

O governo brasileiro precisa de recursos para fazer investimentos com o intuito de desenvolver a nação e também pagar suas dívidas. Por exemplo, construir estradas, escolas, hospitais dentre outros.

Como o governo não possui uma renda própria, foi preciso criar os impostos para arrecadar dinheiro. Além disso, também criou outro sistema de arrecadação — o Tesouro Nacional —, que tem a função de vender títulos públicos e assim recolher o dinheiro.

Vale ressaltar que o aumento ou a diminuição da taxa Selic também influencia nas demais tarifas da economia brasileira.

Como a Selic influencia no mercado imobiliário?

A redução da taxa Selic impacta diretamente nos preços dos imóveis no mercado imobiliário, pois ela diminui os preços dos materiais de construção, ou seja, limita, em geral, os diversos produtos da economia brasileira. Isso influencia as construtoras à construir mais imóveis e o preço de venda acaba abaixando, pois haverá muitos imóveis no mercado.

Ademais, para conseguir empréstimo imobiliário fica mais fácil, porque os bancos precisam emprestar um maior volume de dinheiro com o objetivo de manter a rentabilidade, com a taxa da Selic baixa.

Com todos esses conceitos apresentados aqui, esperamos que você tenha entendido um pouco mais sobre a economia brasileira. Quando precisar fazer um empréstimo ou financiamento, temos certeza de que você saberá como acontece esse tipo de negócio, afinal, já saberá distinguir as várias opções financeiras e conseguirá fazer uma escolha mais prudente.

E aí, gostou do nosso texto sobre a taxa Selic? Então, nos siga nas nossas redes sociais para ficar por dentro desse e outros assuntos!

Sobre o autor

Avatar

Porto Seguro Imóveis

Deixar comentário.

Share This