Aluguel

Quais são as taxas envolvidas na compra e na locação de imóveis?

Ao comprar, vender ou alugar um imóvel, você deve prestar atenção em muitos detalhes durante a negociação para não ser enganado por corretores ou proprietários mal-intencionados. Uma das medidas para evitar esse tipo de infortúnio é o conhecimento das taxas na compra e locação de imóveis.

Para esclarecer essa questão, preparamos este artigo especialmente para você. Falaremos sobre a importância de estar atento aos trâmites e burocracias que envolvem o processo de locação ou compra de imóveis, explicaremos as principais taxas existentes e, por fim, abordaremos a importância da consultoria com especialistas na área. Confira!

Atente-se aos trâmites e burocracias da negociação

Com o entendimento das taxas necessárias para realizar a transação e do procedimento para que elas sejam pagas de forma justa e em tempo hábil, diminui-se as chances de o interessado no imóvel cair em pequenos golpes.

Além de conhecer essas minucias da transação, vale ressaltar que o contrato de aluguel é o instrumento que oficializa todas as decisões de compra ou locação, e deve-se recorrer a ele em casos de descumprimento do acordo estabelecido.

Conheça as taxas presentes na compra e locação de imóveis

IPTU

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) serve para financiar obras, manutenções e serviços coletivos em toda a cidade, como iluminação pública, saneamento básico, asfaltamento de vias, entre outros. O pagamento da taxa é definido de acordo com o contrato de locação.

Taxa de Registro

A taxa de registro é um processo que oficializa a compra e venda do imóvel, seguido de outras medidas como pagamento da escritura e da taxa ITBI. Essa taxa deve ser paga pelo comprador do imóvel, e o valor varia de acordo com o imóvel e a cidade no qual ele está localizado.

ITBI

ITBI é a sigla para Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis. É, assim como o IPTU, um tributo municipal, e a alíquota varia de acordo com a lei de cada município. A transação de compra e venda de um imóvel só pode ser oficializada após o pagamento dessa taxa, que é responsabilidade do comprador.

 Seguro contra incêndio

seguro-incêndio funciona como qualquer outro seguro — nele, é garantida uma indenização caso o imóvel sofra com incêndios de diferentes naturezas. Há sempre uma dúvida quanto ao seguro contra incêndio, pois muitas pessoas entendem que há duplicidade no pagamento deste seguro. Mas tratam- se de dois seguros diferentes, duas cobranças separadas. Seguro de Incêndio e taxa DAE.

Conte com a consultoria de um especialista

Como o assunto é muito específico, recomendamos a você, caso não tenha experiência na área, que conte com a consultoria de profissionais ou empresas especializadas no assunto. Dessa forma, é possível diminuir riscos e construir um negócio viável e seguro para ambas as partes envolvidas.

Como vimos, é preciso conhecer as principais taxas na compra e locação de imóveis para que você faça um negócio seguro. Planeje a transação e faça todo o processo com calma, analisando as informações e contando com profissionais da área.

Agora que você já sabe quais são as taxas envolvidas na negociação de um imóvel, deixe um comentário neste post com a sua dúvida sobre o assunto!

Sobre o autor

Avatar

Porto Seguro Imóveis

Deixar comentário.

Share This